Psicologia Espírita - Volume I -
Jorge Andréa
Divisão das esferas onde ocorrem os fenômenos consideratos paranormais:
- Psigama: Ligados à telepatia, leitura de cartas, clarividência e até mesmo os de cognição. São considerados como fenômenos mentais de ordem subjetiva.
- Psikapa: Deslocações de objetos, como todas as variações, sem interferência da força física; nestes situamos a psicocinesia, telicinesia, levitações e transportes. São considerados como fenômenos objetivos.
- Psitheta: São fenômenos correspondentes à fenomenologia mediúnica, realizados pela intervenção dos Espíritos. São inúmeros e variados de acordo com o tipo de influência espiritual. São considerados como fenômenos mediúnicos.
Lembramos que os fenômenos parapsicológicos encontram-se tão coligados entre si, que a mesclagem de seus mecanismos é bem evidente. Com isso, a interferência espiritual está quase sempre presente nos fenômenos de capacidade psigama e psikapa.
Mas, para que esta fenomenologia se observe, é preciso que haja um campo vibratório em posição dimensional mais evoluída de que a do corpo físico e menos avançado do que os campos da zona espiritual.
Seria um campo medianeiro, de transição, entre espírito e matéria.
Tudo isso porque a zona material ou consciente não alcança em perceptibilidade os campos dos fenômenos paranormais e a zona espiritual graças à maior sutilidade vibratória não poderá transferir diretamente para a zona consciente os mais delicados e intrincados fenômenos do psiquismo.
Somente os campos vibratórios intermediários teriam essas possibilidades.
Esses campos estão no perispírito ou zona perispiritual, conhecido também como psicossoma.
1 comment:
Eu pensei que todos os três fossem influência espiritual.
Um exemplo. A minha meudinidade eu não preciso de colocar cartas para saber o que vai acontecer, o faço por uma questão da própria pessoa que pede. Porém no meu caso funciona somente se a pessoa perguntar, e eu já tenho a resposta sobre o assunto.
Como isso pode ser explicado no caso de pessoas que só precisam das cartas para saber.
Post a Comment