Tuesday, December 29, 2009

Pelos Campos do Perispírito

Psicologia Espírita - Volume I -

Jorge Andréa

Divisão das esferas onde ocorrem os fenômenos consideratos paranormais:

  • Psigama: Ligados à telepatia, leitura de cartas, clarividência e até mesmo os de cognição. São considerados como fenômenos mentais de ordem subjetiva.

  • Psikapa: Deslocações de objetos, como todas as variações, sem interferência da força física; nestes situamos a psicocinesia, telicinesia, levitações e transportes. São considerados como fenômenos objetivos.

  • Psitheta: São fenômenos correspondentes à fenomenologia mediúnica, realizados pela intervenção dos Espíritos. São inúmeros e variados de acordo com o tipo de influência espiritual. São considerados como fenômenos mediúnicos.



Lembramos que os fenômenos parapsicológicos encontram-se tão coligados entre si, que a mesclagem de seus mecanismos é bem evidente. Com isso, a interferência espiritual está quase sempre presente nos fenômenos de capacidade psigama e psikapa.
Mas, para que esta fenomenologia se observe, é preciso que haja um campo vibratório em posição dimensional mais evoluída de que a do corpo físico e menos avançado do que os campos da zona espiritual.
Seria um campo medianeiro, de transição, entre espírito e matéria.
Tudo isso porque a zona material ou consciente não alcança em perceptibilidade os campos dos fenômenos paranormais e a zona espiritual graças à maior sutilidade vibratória não poderá transferir diretamente para a zona consciente os mais delicados e intrincados fenômenos do psiquismo.
Somente os campos vibratórios intermediários teriam essas possibilidades.
Esses campos estão no perispírito ou zona perispiritual, conhecido também como psicossoma.

Monday, December 28, 2009

Capítulo II - O “Eu Sou" - Esquema do Ser

Deus e Universo – Pietro Ubaldi


Se nós, certamente, não podemos atingir o conhecimento de Deus transcendente absoluto, podemos aproximar-nos muito de Deus imanente, vivo e presente nas formas que O exprimem isto é justamente em virtude desse esquema unitário do "eu sou” segundo o qual é construído à imagem e semelhança do caso máximo, analogicamente, todo o universo até aos casos infinitesimais.

São Augustinho


Com a corrupção morre o corpo, com a impiedade morre a alma.



As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.